Forró Quntão - 2ª Edição!

É isso aí forrozeiros, cá estou eu para falar sobre os forrós que estão rolando. Na ultima semana, quem andou por Salvador foi o Trio Balancê (BH). O primeiro show do trio na capital baiana aconteceu, no dia 24/10, no espaço cultural Tarrafas, no Rio Vermelho. O show fez parte do projeto Forró Quentão, desenvolvido pelo músico e produtor Bruninho do Acordeon e contou também com a participação do trio Os 3 Matutos e do Dj Organico.

Dançar forró bom tendo como pano de fundo as águas de Iemanjá iluminada por uma lua singular foi simplesmente demais. Assim estrearam os mineirinhos Dudu (Triangulo e voz), Rafael (Acordeom) e Chiquinho (Zabumba). O primeiro com a experiência das noites de barzinhos e MPB, o segundo, acordeonista que se iniciou no forró pela zabumba e um zabumbeiro que nas horas vagas atua como designer gráfico, da amizade e gosto pela música destes três personagens surge o Trio Balancê.

Já no começo da jornada, em 2008, o Balancê participou pela primeira vez do Festival Nacional de Itaúnas (FENIT) com uma de suas canções, Briga, Chamego e cheiro, mas foi em 2009 que veio o reconhecimento com o xote Lembre de Mim, que foi a canção vencedora do festival. Sobre Itaúnas, os ‘minerins’ ressaltaram a importância do festival na aproximação entre os artistas e o público do forró. Segundo Dudu, foi no festival que surgiu entre o trio e o Bruninho, o que possibilitou a vinda deles para Salvador.

O público que esteve presente no Tarrafas pode conferir o melhor do forró pé de serra, fazendo com que todo forrozeiro, legitimo ou não, não resistisse ao balanço. Em seu website, o trio se define como “uma banda de forró que se inspira em ícones da musica nordestina, trazendo uma nova proposta, adaptando canções de sucesso junto com suas próprias composições”, e esta inspiração, e apropriação do forró raiz, se torna mais nítida quando vemos a animação com a qual esse trio faz forró.

Mas enfim, quem não esteve no Tarrafas na primeira, teve outras duas oportunidades de conferir o trabalho do Balancê. Se ainda assim não conferiu, vacilou. Só na próxima. Enquanto isso, vale a pena acessar o site do trio, que além da história traz as músicas para download.

Agora é aguardar os próximos Forrós Quentões (que divulgarei tão logo seja divulgado) e não deixar passar as oportunidades, que ainda virão, de conhecer novos trios. Até a próxima!

Se possivel, "COMENTEM O TEXTO!!!

Fotos: Equipe Enraizando.

De Rostinho Colado - Trio Balancê

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E foi PEDRADA!!!!!

Eles estão de volta

Moda e Comportamento forrozeiro