Não há nada igual ao forró!!!!
Noite de sábado, nada melhor do que um forrózinho, adentrando a madrugada e iniciando um dia de domingo, para animar o corpo e o espírito. E foi assim que a noite do dia 15/05/10 começou, com muito forró. Em sua décima edição, o Forró dos Esponjas agitou a noite – no já conhecido Coliseu do Forró.
Quem apertou o start e abriu as cortinas da festa foi a banda soteropolitana Rabo de Galo. A banda, representante do forró eletrônico, não fez feio e agitou a galera, que já lotava a casa. Na seqüência, quem animou e embalou os casais ao som do violino, foi a banda também soteropolitana, Massapê. O clima intimista foi preenchendo o ambiente que seria mais tarde invadido pela principal atração daquela noite de Sábado - a banda Bicho de Pé. Nem no intervalo entre as bandas o público ficava parado, o concorrido Dj de forró, Dj Xiita, foi o responsável por animar os intervalos da festa.
Com 12 anos de carreira, 2 Cds e um Dvd gravados, a banda é reconhecida como uma das melhores bandas de forró do cenário nacional. Pela quarta vez tocando em Salvador, o Bicho de Pé bateu um papo com o Blog Enraizando e falou sobre sua carreira, o show que estava para acontecer e as novidades que estão por vir.
A banda Bicho de Pé iniciou a carreira em 1998 e já no início dos anos 2000, como nos contou Janaína, pegou carona no sucesso da banda Falamansa que projetou o Forró Universitário. Segundo a vocalista do grupo, eles deram sorte “de está no lugar certo, na hora certa, com a música certa”, se referindo a Nosso Xote – música que fez a banda estourar no Brasil.
Para falar das influências musicais que fazem o Bicho de Pé ser o que é, Jana e Chica Brother fizeram questão de pontuar que, embora sejam influenciado pelo forró de Gonzaga, não fazem forró pé-de-serra. Como definiu ela, “a banda é uma junção das nossas influências cosmopolita e contemporânea, com instrumentos eletrificados, com outros recursos, com o estilo de forró pé-de-serra. Não só o forró pé-de-serra”. Esse depoimento deixou claro a maturidade e a consciência do trabalho desenvolvido pelos músicos.
O grupo desenvolve pesquisas musicais que envolvem ritmos como o maxixe, o maracatu, o côco, ciranda e outros, para alcançar um maneira própria de fazer forró. Um forró romântico porém dançante. Um forró de qualidade, feito por músicos experientes – como o multi-instrumentista Chica Brother (percussão) Potiguara Menezes (violão, cavaquinho e guitarra), Daniel Teixeira (contrabaixo) e sua vocalista, Janaína Pereira.
Sobre a Bahia, Janaína revelou que, com exceção do “China”, Chica Brother, todos os são filhos ou netos de baianos – o que estreita e muito os laços da banda e da terrinha. Apesar do sucesso que a banda sempre fez por aqui, a Bahia foi o último estado do Nordeste que eles conseguiram colocar na turnê. Contaram sobre a relação com músicos da terra, como a cantora baiana radicada em São Paulo, Márcia Castro, e da banda Zé de Tonha – de quem Janaína disse ser fã.
Sobre os projetos do Bicho de Pé, Janaína falou sobre a parceria que fará com Márcia Castro, e Chica nos contou que a banda fará no próximo semestre uma turnê pela Europa, onde tocaram com um grupo de forró finlandês – feito por finlandês para finlandês (faça idéia como não é esse forró [risos]). Além disso, ambos confirmaram que até o fim do ano a Bicho de Pé estará lançando seu terceiro cd. Diferente dos outros apenas pelo fato de ser um cd 100% autoral, sendo a maior parte das músicas assinadas por Janaína.
A banda Bicho de Pé subiu ao palco às 4 horas da manhã de domingo, e cantou para um público fiel, que não arredou pé da casa até o fim do show. Cantaram os principais sucessos da banda, como Nosso Xote, Jangadeiro, No Escurinho, Será e muitos outros. O show foi o paraíso para os casais consolidados, de uma oportunidade ímpar para a paquera e de uma “sofrência” sem tamanho para os amantes do xote machucador – bem diga os adeptos da cretinagem.
Se possivel, "COMENTEM O TEXTO!!!
Fotos: Tiago Cardoso / Equipe Esponjas.
Adorei a cobertura que o Blog fez do evento!!! Texto limpo, direto e descreveu bem a festa, parabéns!!!!
ResponderExcluirP.S.: ja tentei comentar aqui antes mas sempre deu erro =/ hehehe
Realmente, uma ótima matéria, muito bem feita. Parabenizo o redator e concordo quando se fala em tamanha maturidade do grupo. Abs galera!
ResponderExcluirAdorei o texto, Sem muitas palavras dissertoou sobre a festa e enalteceu a banda que é ótima. Parabéns!
ResponderExcluirmuito bala o texto! inclusive adorei demais o último parágrafo! brocou demais preto! abraços!
ResponderExcluirÓtimaa Cobertura!! Mais tristeza ainda por não ter ido!! =(
ResponderExcluirParabéns!!