Parabéns Politano!!!
No último domingo (11/04/10) o grupo de dança ForroPolitano fez um ano de vida, mas foram os forrozeiros e forrozeiras de Salvador quem ganharam o presente. Liderado pelo professor de dança e produtor cultural Daniel Vilela, o grupo ForroPolitano trouxe para seu Particulino de Aniversário um grande veterano do forró, o alagoano José Euzébio da Silva – o mito, Edson Duarte.
Depois de mais de 3 décadas longe dos palcos baianos, ao subir no palco, Edson, que confidenciou ter como principal expectativa da noite o encontro com o público, levou a jovem platéia de forrozeiros fanáticos ao delírio. Com sucessos como Forró pra namorar, De rolha na boca e tantos outros, Edson fez com que a casa de shows Coliseu pegasse fogo. As músicas eram acompanhadas aos berros pelos fãs que nem se deram ao trabalho de dançar para não perder a apresentação da lenda do forró. Mas também não faltaram casais preenchendo o salão e mostrando como se dança um forró bom.
Questionado sobre o surgimento de novas bandas de forró, o senhor Edson me surpreendeu ao declarar que, embora não façam um autentico forró pé-de-serra, as bandas do estilo eletrônico têm sua importância na disseminação do forró. Tal pensamento explica uma carreira de mais de 40 anos. No entanto, Duarte também fez questão de revelar o orgulho que sente de bandas como Trio juriti, Meketrefe, Dona Zefa e outros, que nas palavras dele “a rapaziada novata que está chegando” para dar seguimento ao trabalho dos mestres como ele.
Sobre a nova safra soteropolitana, Edson Duarte disse não conhecer muito (ta na hora de mudar isso meu povo!). Ao falar de forró em Salvador, Edson nos trouxe uma curiosidade – pelo menos para mim o foi. Segundo ele, dois dos grandes forrozeiros da terra, que não se dedicam a causa, são Gal Costa e Gilberto Gil. “Considero o Gilberto Gil o Jackson do Pandeiro da guitarra”, sentenciou. Competência para realizar um julgamento desta natureza ninguém pode dizer que ele não tem.
Em sua apresentação, o trianguleiro alagoano foi acompanhado pelo zabumbeiro Escurinho e do sanfoneiro Mestrinho, ambos componentes do Trio Jutirti. Como, coincidentemente (rsrs), a empresaria de Edson Duarte é também mãe do Mestrinho e da vocal do Trio Juriti, a Thaís, a presença do trio foi inevitável. E foi o que aconteceu. O Trio Juriti fez uma pequena participação no show de Duarte. Pequena mas suficiente para alvoroçar a platéia. Cara a cara, novo sucesso do trio, estava na ponta da língua dos forrozeiros presentes.
Aproveitei a oportunidade, é claro, e também quis saber da Thaisinha o que ela achava do forró baiano. Ela, com o ar de alívio – se posso assim dizer – disse ficar contente com o fato de existir e estar crescendo o forró na Bahia. Thaís disse sentir-se feliz por haver na Bahia forrozeiros como Adelmário Coelho e Jó Miranda – a quem ela já teve oportunidade de encontrar muitas vezes – e não só “axezeiros”.
Apesar de Edson Duarte ter sido a estrela maior naquela tarde e noite de domingo, outros astros orbitaram no palco da festa. A festa contou ainda com a participação da banda Ú Tal do Xote, a pé-de-serra irreverente e profissional do Zé de Tonha, a sanfona soteropolitana de Jó Miranda e ainda os Djs Cody (Felipe Garcia), Panz (Gabriel Tarantino) e Malaka (Camila Malaquias).
Essa festa, promovida pelo grupo ForroPolitano, nos mostrou, mais uma vez, que o forró pé-de-serra em Salvador tem ganhado dia-a-dia mais e mais adeptos. A prova disso foi a participação maciça de integrantes dos diversos grupos de dança da cidade. Além, é claro, daqueles que não pertencem a nenhum grupo mas que ainda assim sabem o valor de um bom forró.
Ah... quase esqueço. Ao ForroPolitano, meus Parabéns!!!!
PS: Se possivel, COMENTEM O TEXTO!!!Fotos: Adriana Carolinne
Esperando Comentarios!!! :D
ResponderExcluirUhuuuuu, e o forró na Bahia vai pegar fogo!!rs Muito legal termos um reporter forrozeiro, que está por dentro das novidades e que apoia o movimento..
ResponderExcluirEm breve mais um GABI ROOTS!!
E tome forró do bom!!
\o/ Agradeço em nome do ForroPolitano \o/
ResponderExcluirE concordo Gabi!!
Bom d++ essa atenção especial ao forró!!
abraço e sucesso!!
De paparazzi da FZ a repórter forrozeiro!!!kkk Espero ler mais matérias Ti...e o forró pé-de-serra tá comandando!
ResponderExcluir