O forró foi pesado.
Com a proposta de ser manso, alegre e descontraído como é o Forró Pé de Serra, em maio de 2008, surgiu o Trio PISAMANEIRO. Formado pelos músicos paulistas Demétrios de Araujo (acordeom) e Claudio Morais (zabumba), o Jabá, e pelo capixaba Alex da Silva (triangulo e voz) que integravam outros trios e se uniram trazendo suas diferentes influências – grandes expoentes do forró pé de serra como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Os 3 do Nordeste, Ari Lobo, Dió de Araújo (Trio Xamego), Jackson do Pandeiro e outros.
Até aí nenhuma surpresa. Trio que é trio tem que seguir os mestres. No entanto, na minha leiga avaliação, o Pisamaneiro, dentre os trios da nova geração, parece ter saído do passado. E isso é bom. Não sei o porquê, ouvir o Alex me deu a sensação de estar num interior qualquer de chão batido, ouvindo um genuíno forró. Segundo ele, o trio tenta resgatar os forrós antigos, de qualidade, mas pouco tocados, sempre colocando a identidade do Pisamaneiro. O que explicaria essa pegada de boa música da velha-guarda.
Sem grandes pretensões, de fato pisando maneiro, os caras chegaram e mostraram para o que veio. Deu um motivo a mais pros forrozeiros fazerem o que mais gostam – dançar coladinho. Baiões, xotes, forrós, nada ficou de fora do repertório desse trio que, apesar de novo, vem crescendo e mostrando um bom trabalho. Alex sinalizou, inclusive, a possibilidade de, ainda este ano, gravarem um cd em estúdio. Ficaremos no aguardo.
Quem deu o ponta pé inicial para o evento foi Os 3 Matutos, que esquentou o público fazendo do inicio da festa mais um ponto alto. Após a apresentação, Edinho de Lima – sanfoneiro e vocal do trio – bateu um papo com o Enraizando. Ele comentou essa nova trajetória do pé de serra na Bahia, da importância da vinda de trios de fora e da valorização dos trios locais. O cantor apontou ainda a necessidade de haver uma maior interação entre as pessoas que são do movimento do forró e dos “forrozeiros das horas vagas”. Segundo ele, saber recepcionar os novos forrozeiros nos shows (não apenas nas aulas) é mais um elemento que ajudará a fortalecer o movimento. Fica o alerta.
Com casa cheia, e muito forró do bom, o Forró Pesado foi um SUCESSO!!! Porém, nem Felizola, nem Xiita, sinalizaram a realização de outras edições do evento. Só esperando para ver. Pois bem. Que venha agora o trio Balance, Bicho de Pé e a atração ainda não divulgada do próximo Gabi Roots (risos).
Se possivel, "COMENTEM O TEXTO!!!
Fotos: Equipe ZóideZé.
Seu blog é bem informativo para quem gosta de forró.Parabens pelo Post.
ResponderExcluirUm Blog completo para algo presente na raiz de todo nordestino que se preze... um Forro Arrastapé! hehehehe
ResponderExcluirJaba saiu do trio a tempos...
ResponderExcluir