Os Caveiras em Salvador!!!!

É isso aí forrozeiros! O grupo Forropolitano fez aniversário e toda comunidade forrozeira ganhou e fez a festa. A comemoração dos 2 anos do grupo capitaneado por Daniel Vilela foi no dia 22/05/2011, na casa de eventos Sunshine. O evento teve como participação Jó Miranda, Edinho de Lima, Sauleira (Forró no Kilo) e os DJs Panz (Gabriel Tarantino) e Cody (Felipe Garcia). A festa foi a estréia do Quarteto Raízes do Sertão (DF) em Salvador.

Quarteto Raízes do Sertão

Com 5 anos de estrada, o Quarteto Raízes do Sertão passou por algumas transformações, sendo sua formação atual (3 meses): Nando Nogueira (sanfona), Luciano Magno (zabumba), Carlinhos Leite (bandolim) e Rogerinho (triângulo e voz). Desde sua criação em 2006, o quarteto consolidou seu trabalho, tendo ganhado os títulos de vice-campeão em Itaúnas (2009) e campeão em Ilha Grade (2009).

Bem diferente do triângulo, zabumba, viola e baixo da primeira formação, o grupo decidiu que se era para ser forró, que fosse em sua forma mais tradicional, mais raiz, como sugere o nome do quarteto. Perguntado sobre as referências musicais do grupo, a resposta saiu quase que no automático, Mestre Zinho. Segundo Rogerinho, na época em que ele se tornou forrozeiro Zinho "era na época o ápice do forró no Sudeste" e serviu de modelo para o trabalho do Raizes – visível, sobretudo, em seu repertório. Mas o grupo não deixou de citar nomes como Luiz Gonzaga, Os 3 do Nordeste, Jacinto Silva, Marinês e Antonio Barros. Sobre o cenário do forró pé-de-serra e a relação com os músicos, Nando ressaltou a interação e convivência proporcionada pelo forró.

De acordo com o sanfoneiro – que já morou em Salvador – "no forró, a gente se abraça", e, se referindo a trios como Alvorada, Meketrefe e Dona Zefa disse ser "um circulo de amizade muito grande". Se atendo a cena baiana, o zabumbeiro Luciano Magno deu o seguinte depoimento:

"A gente sabe que esse forró tem uma ascensão maior no Sudeste do país. [...] Infelizmente eu já fui ao Nordeste algumas vezes e sei que é um pouco discriminado, desvalorizado, esse forró, tradicional, de triângulo, zabumba e sanfona. O que a gente ouve é que a Bahia ainda é fraca, está crescendo, está começando".

Apesar desta visão sobre ó forró pé-de-serra no Nordeste, o músico, se referindo aos animados forrozeiros que prestigiaram a festa do Politano, disse se tratar de uma galera que realmente curte o FPS. O que não faria muita diferença já que, segundo Carlinhos Leite, "independente do publico, se as pessoas curtem ou não curtem o forró, a gente vai para cima, faz o forró com raça, com coração".

Galera que curte a vibração do forró

A vontade d'Os Caveiras (como é conhecido o quarteto) de fazer forró do bom será materializada na gravação, em agosto, do primeiro CD. A proposta do grupo é fazer um disco todo autoral, que será puxado pela música de trabalho "Pode Chamegar" – vencedora do Festival de Ilha Grande. Além disso, o CD terá a participação do tradicional Trio Nordestino e de outros grandes artistas do FPS (mantidos em segredo).

E Carlinhos não estava errado! O show do Raízes do Sertão é, de fato, vibrante. Foi possível confirmar a coerência da entrevista realizada momentos antes. A paixão por fazer forró, a reverência musical ao mestre Zinho e o apego à raiz deste gênero musical. Foi um show de tradição!

Se possivel, "COMENTEM O TEXTO!!!

Fotos: Equipe Zói de Zé/ Equipe Enraizando.

Comentários

  1. é estranho como no estado da Bahia, e como conhecimento de causa, no interior do esatdo em geral, o forró Pé de Serra tem tão pouca representação, que parece decorrer do fenomeno de não ter adeptos do estilo de justifique essa representação... e já percebo a mudança, e torço pra que possamos cada vez mais desfrutar de apresentações dos belissimos grupos que tem tanta força no Sudeste, e que nasçam novos grupos aqui, e que se espalhe pelo interior do Estado, e pra completar, que aconteça o ano inteiro!

    Muito bom o trabalho do Enraizando, trazendo mais informações sobre a cultura do forró pé de serra!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ai moçada ficou massa d+ a materia, e em breve a gente vai ta de volta ai na Bahia, e vamo lasca forró no povo sempre hehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E foi PEDRADA!!!!!

Eles estão de volta

Moda e Comportamento forrozeiro